jump to navigation

A Remediação em foco março 31, 2007

Posted by eduardotrindade in Trabalhos Jornalismo Online.
trackback

terra.jpgHá muito o que discutir sobre o assunto. De qualquer forma a apropriação de traços de um mídia para outro é uma das principais características da remediação. Tendo isto em mente, a principal intenção deste texto é exemplificar como podemos percebê-la no site do Terra.

São visíveis alguns dos processos de assimilação de linguagem, estilo e características de meios tradicionais, como o rádio e a TV, pela internet. O Terra TV é um exemplo claro de que as novas mídias coexistem, ou interagem, com as tradicionais.

Na verdade não há abandono dos meios antigos, apenas uma reciclagem dos mesmos em um novo meio que, apesar de apropriar-se de características de mídias já existentes, têm um funcionamento próprio e diferenciado.

No caso do Terra TV, a linguagem e algumas características da mídia TV foram incorporadas por um site, afim de transmitir mensagens audiovisuais, de sua própria maneira.

A diferença é justamente esta. Como mencionado acima, ao incorporar alguns destes traços da TV, o meio não abandona suas próprias características. Ao contrário, há um processo contínuo de reacomodação de forças, onde o internauta tem acesso a conteúdos com características de TV, mas apresentados dentro de uma lógica de seleção interativa, típica da internet.

tvterra1.jpg

De acordo com a importante contribuição de Marshall McLuhan, O Meio é a Mensagem, ou seja, o conteúdo de um meio é sempre outro meio. Toda mídia é um sistema em contínua mudança e a remediação auxilia na familiarização da nova mídia, recorrendo às linguagens já conhecidas das mídias anteriores.

Reciprocamente, as mídias tradicionais passaram a se apropriar das linguagens das novas mídias.

Interessante notarmos, ainda, que a estratégia dominante no Terra TV, assim como na web de forma geral, é a hipermediação onde o conteúdo, apesar de algumas características da TV, é fragmentado e “randômico”, sem começo, meio e fim claros.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: