jump to navigation

O ensino de inglês à distância maio 31, 2007

Posted by eduardotrindade in Trabalhos Jornalismo Online.
trackback

A diversificação no ensino tradicional de línguas

Na busca por um novo nicho, empresários do mercado educacional resolveram diversificar sua área de atuação. Uma dessas diversificações veio exatamente para atender a demanda daqueles que, apesar de precisarem aprender a usar a lingua para os mais diversos fins, não encontravam espaços no horário para devotar ao estudo de inglês.

De acordo com a escola English Town, maior portal de ensino de inglês à distância, a razão número 1 para a opção pelo EAD é o fato de que 98% dos alunos indicam o curso para conhecidos. Não apenas pela flexibilidade no horário, mas porque a modalidade de ensino à distância permite, com mais facilidade, efetuar adaptações curriculares individuais para cada aluno, de acordo com suas necessidades ou objetivos específicos.

Felipe Ramos, Diretor do conselho administrativo da Englishvox Educação, destaca que o principal ponto a favor do ensino remoto é que as aulas podem ser agendadas para o horário e local que melhor convier, de acordo com as necessidades do aluno. Em outras palavras, reforça, o aluno não se vê preso a um calendário de encontros presenciais que não poderá cumprir. Ao invés disso ele mesmo traça um plano de aulas que melhor se adapte a sua disponibilidade. 

dsc00100.jpgLuiza Aguiar, aluna da EnglishVox, afirma que finalmente, após várias tentativas sem sucesso com o ensino tradicional, está conseguindo evoluir com os estudos de inglês. Luiza nunca teve antes a possibilidade de assumir compromisso com aulas presenciais, pois ao final do semestre havia perdido metade das aulas e acabava sempre tendo que recomeçar o mesmo nível. Hoje, graças à flexibilidade proporcionada pelo e-learning Luiza consegue alcançar os objetivos propostos.

Na contra mão do Ensino À Distância

A principal corrente contrária ao EAD afirma, com veemência, que não existe aprendizado sem socialização. É a linha sócio-interacionista. Para o professor e pesquisador Airton Mattos, doutor em cognição e desenvolvimento humano, os seres humanos precisam de interação social para construir com efetividade sua rede cognitiva. “É apenas através da interação com outros e da relação de afetividade que as pessoas realmente são educadas”, esclarece. “Minha visão é a de que o computador e a rede mundial de computadores podem ensinar, mas não são capazes de educar”, continua o professor.

Para Airton, os cursos de inglês à distância não favorecem a criação de um vínculo afetivo, da sensação de pertencer a um grupo, como nos cursos tradicionais, pois as aulas que oferecem alguma forma de interação são marcadas de acordo com o ritmo de cada um, fazendo com que os alunos que estiveram juntos em um determinado encontro virtual, possivelmente não se encontrem novamente em uma outra sala de aula virtual.

emotional-intelligence-cover.jpgA teoria Sócio-Interacionista é corroborada por autores como Daniel Goleman em seu livro Emotional Intelligence  (Inteligência Emocional). No livro, Goleman aborda a afetividade e sua relação com a capacidade um indivíduo aprender, em maior ou menor grau, determinada matéria ou língua, por exemplo. Para o autor o gosto que cada um desenvolve por determinada área curricular depende exatamente da inteligência emocional desenvolvida nos contatos do aprendiz com a matéria em questão.

E afinal o EAD funciona ou não?

Nos últimos anos o ensino de inglês à distância tem sido, sem dúvida, uma alternativa interessante para alunos que desejam mais flexibilidade de horário. Entretanto, a dúvida dos especialistas em lingüística, sobre a efetividade do ensino remoto de línguas, continua: Será que funciona? Será que alguém é realmente capaz de aprender uma língua pelo sistema EAD?

Existem duas correntes de pensamento: uma que diz que é possível aprender, virtualmente, qualquer língua com qualidade e outra que simplesmente nega a existência do aprendizado comunicativo da língua, sem interação social, característica ausente em tal modalidade de ensino.

Quando perguntado sobre o resultado final dos alunos, o diretor da English Vox, diz ainda não ter como provar, mas garante resultados. “Como atuamos no mercado há pouco mais de um ano, ainda não temos alunos que tenham começado conosco e já concluído o curso, para podermos afirmar, mas tenho certeza que em breve teremos alunos nossos se formando com a devida fluência na língua, conquistada apenas com nosso sistema de ensino à distância”.

O professor Airton Mattos, contrário ao “isolamento” dos cursos online, é mais cauteloso e prefere finalizar dizendo que não acredita na educação sem socialização, contudo se mostra curioso para ver os resultados de pesquisas futuras com alunos de inglês exclusivamente de EAD.

Para Luiza Aguiar, aluna de inglês à distância há pouco mais de 6 meses, os resultados são positivos, além do fato de poder estudar nos horários que tem livre, ao invés de viver preocupada com uma grade de aulas que não poderia cumprir dentro de horários tradicionais.

Anúncios

Comentários»

1. Ernesto C.Almeida - janeiro 17, 2012

Ernest Almeida – Janeiro 2012

Eu gostaria de ser um dos estudantes na lingua inglesa o que fasso ?

2. cinira tavares - julho 9, 2009

ola gostaria de saber o siguinte eu vou morar na argentina e quero estudar a minha licencatura mas nao falo espanhol entao quero fazer em via a distancia mas com o idioma em ingles como aulas ,teste, enfim e quero saber se apartir da argentina eu posso adquirir a admissacao nas vossas instituicoes com os meus propositos declarado e com maior esclarecimento acerca de precos horarios cursos tudo que seje importante para o meu esclarecimento sobre as vossas instituicoes obrigado!

3. celsa da silva moura souza - abril 19, 2009

Olá
Gostaria de saber se o certificado pode ser utilizado para comprovação em provas de mestrado e doutorado, se são realmente reconhecido quem é a instituição inglesa/ americana que reconhece.

4. eduardotrindade - abril 1, 2008

Olá Laura, o site http://www.englishvox.com pode te dar mais informações.

Abs

5. laura - abril 1, 2008

gostaria de obter maioresinformaçoes e preços

6. Fernando Viana - janeiro 26, 2008

Também começei a fazer o english vox e de todos que testei, este foi o único que me deu perspectivas de aprendizado. Como comentou a Luiza, pode-se estudar a qualquer hora e dia, sem se preocupar com atrasos ou perdas de aula. Faz poucos dias que começei a estudar e já percebi como está ficando fácil aprender o idioma do tio Sam…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: