jump to navigation

O Luxo e o Lixo dezembro 17, 2007

Posted by eduardotrindade in Jornalismo Participativo.
Tags: , , , , , , , ,
trackback

Poucas vezes experimentei duas sensações tão antagônicas, em um espaço de tempo tão curto, como as que vivenciei hoje. Alegria em poder presenciar a exuberância natural do pôr do sol de Ipanema num primeiro momento e, em seguida, decepção e irritação. Calma, não com a minha vida, mas com o povo brasileiro e sua educação, ou melhor, falta dela.

As fotos publicadas neste post, tiradas em Ipanema, na altura da rua Vinícius de Moraes, são impressionantes (tanto as paisagens quanto, mais abaixo, o descaso do povo) e explicam o motivo de meu desespero contra a falta de respeito e ignorância do povo.

por-do-sol-2.jpgpor-do-sol-3.jpgpor-do-sol-4.jpg

Ao mesmo tempo em que presencio a cena linda, inesquecível, do famoso pôr do sol de Ipanema, ao lado do morro Dois Irmãos, me vejo, no posto nove, cercado por uma quantidade absurda de lixo deixado pelos banhistas durante o dia inteiro. São porcarias das mais variadas. Canudinhos, bitucas de cigarro, latas, garrafas plásticas, palitos de picolé, sacos, sacolas, jornais, cascas de côco e outras frutas, enfim, um verdadeiro lixão na areia.

O que mais revolta é que quem suja a praia são os donos do pedaço. Não largarmos este tipo de lixo solto em nosso pátio, por exemplo. Agora, me respondam os que emporcalham a praia diariamente, por que o fazem em sua praia. A praia é de todos, portanto SUA também, então CUIDE COMO SUA CASA! Precisamos salvar este espetacular cartão postal!! Deveria ser claro pra todos: O LUXO NATURAL DA PRAIA DE IPANEMA NÃO COMBINA COM TODO ESSE LIXO. 

extraidas-16-12-07-008.jpgextraidas-16-12-07-010.jpgextraidas-16-12-07-029.jpg

É óbvio que a prefeitura de César Maia deveria ajudar na conscientização, promovendo ações de mobilização e disponibilizando grandes lixeiras bem sinalizadas, a cada 50 ou 100 metros na faixa de areia, por exemplo. Sim, afinal as lixeiras existem apenas nos quiosques do calçadão. Mas a falta de atitude dos governantes não pode servir de desculpa para o povo se eximir de sua responsabilidade.

Diariamente centenas de dejetos de baixa biodegradabilidade são levados ao mar com a subida noturna da maré. Alguns objetos permanecem por anos no oceano, destruindo o habitat natural de muitos animais marinhos. Aquilo que as ondas levam, antes dos catadores limparem a areia no final da noite, acaba voltando para os banhistas porcalhões (e para os que não são também) no mar da manhã seguinte e, quando não volta, mata vários animais da fauna marinha que acabam por confundir os objetos boiando com animais que fazem parte de sua dieta.

Enfim, num País onde o presidente e a grande maioria dos políticos estão sempre lavando as mãos sobre assuntos que deveriam ser de sua alçada, não é de se espantar que o povo também fuja de suas responsabilidades. Como, por exemplo, a de manter o equilíbrio ecológico em uma das praias mais charmosas do mundo. Lamentável. Acorda Brasil!!

por-do-sol-1.jpgextraidas-16-12-07-038.jpgpor-do-sol-5.jpg

Anúncios

Comentários»

1. rosembergmendonca@bol.com.br - novembro 12, 2010

Rosemberg Mendonça – Unifap, Ciências Sociais

2. Rosemberg Mendonça - abril 20, 2008

Pois é rapá a praia tbm aki de Fazendinha tbm tah um lixo..
shuasuas
vlw..
abraços..
BERG

3. Roger Santos - janeiro 16, 2008

O fator “falta de consciência ecológica” adotado pelos turistas é algo preocupante. Quando um turista chega a um local para visitação e gozo, poderá incorporar apenas uma personalidade que, na verdade, advém de sua educação. Assim, ou assume um papel consciente, preocupando-se com o local onde se encontra, como se estivesse cuidando de seu próprio lar ou, como na grande maioria das vezes, faz o mais simples: torna-se um “bárbaro conquistador”, protestando por seu novo reinado, visando os locais como seus meros súditos.
Infelizmente, sem quere fazer nenhuma discriminação, mas simplesmente relatando o que ocorre na maioria dos casos pela minha própria constatação, são os Argentinos que sujam os balneários e estradas do estado de Santa Catarina. E após eles, paulistas e gaúchos disputam a segunda posição.
A consciência ecológica de catarinenses e paranaenses deve ser um modelo a ser seguido por todos os brasileiros. Pois sua preocupação com o meio ambiente é cultural, ou seja, repassada como fator educacional consciente e inconsciente.
Agora, o que mais me impressiona, é que a solução para a manutenção das praias limpas, ou de qualquer outro local é extremamente simples: basta carregar consigo sacolas plásticas para a quantidade de lixo supostamente necessária.
Criar consciência ecológica é permitir extender a vida do planeta! Não repassemos aos nossos filhos os erros dos antepassados que ofuscam os nossos olhos.

Abraço, e parabéns pelo Blog

4. Fernando Viana - janeiro 14, 2008

A respeito desta matéria devo dizer que também presenciei algo lamentável em bombinhas (SC) ao voltar do RS para Minas no último final de semana, passei em algumas praias de Santa Catarina e nenhuma me chamou mais a atenão do que Bombinhas. Uma praia lindíssima, porém a sujeira que se deixa na beira da praia e nas ruas é impressionante. Todo tipo de lixo que se pode imaginar, incluindo fraldas sujas, restos de comida, papeis e por aí a fora. E naão foi pouca sujeira não, em toda a minha caminhada pela beira da praia encontrei sujeira. Quando as pessoas vão se concientizar de que lixo, deve ir para o lixo. Além das pessoas que frequentam a praia acho também que os responsáveis pela mesma deveriam colocar lixeiras ao longo da orla, não que isso vá resolver o problema, mas todos devem fazer a sua parte. campanhas sobre o tema já foram abordadas aos montes, só falta as pessoas tomarem vergonha na cara.

Abraço.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: