jump to navigation

Vitória sem brilho fevereiro 14, 2008

Posted by eduardotrindade in Futebol.
Tags: , , , , , ,
trackback

Apesar da vitória do Grêmio na estréia pela Copa do Brasil contra o Grêmio Jaciara por 1 a 0, em Cuiabá, o Tricolor Gaúcho não conseguiu evitar o jogo de volta em Porto Alegre, no dia 27. A sensação que fica para o torcedor gremista é de que o time precisa melhorar muito para poder sonhar com títulos em 2008.

A fraca atuação da equipe gremista passa, principalmente, pelo meio campo. O setor criou muito pouco e quase não ofereceu chances de conclusão para os atacantes. Os chutes de fora da área também foram raros e quando ocorreram, foram completamente sem pontaria.

É claro que é preciso considerar a falta de entrosamento das peças. Consideramos ainda que o time tem alguns reforços do meio pra frente para estreiar, que são tidos como possíveis titulares, como Soares, Júnior e Julio dos Santos. A própria utilização de Pico no setor, com a entrada breve de Hidalgo na lateral esquerda pode melhorar a meia cancha gremista. Ainda assim, o rendimento dos dois principais jogadores do time atual, Roger e Perea não chegou nem perto do esperado.

A equipe só ficou um pouco mais ofensiva com a entrada de Tadeu, centroavante de ofício, que partiu pra cima da defesa do Jaciara até marcar o único gol da partida, aproveitando cruzamento de Paulo Sérgio. Cabe lembrar que, apesar da baixa qualidade nas finalizações, o lateral, ex-Palmeiras, foi um dos que mais participou e correu o campo inteiro. Foi premiado tendo seu belo cruzamento concluído de cabeça pelo atacante que entrou no segundo tempo.

gol-tadeu.jpgCom o gol, Tadeu dá força à idéia de que o Grêmio não deva jogar com dois atacantes de funções similares, como Perea e André Luis, mas sim compor o setor com um jogador de velocidade e movimentação (Perea ou Soares) e outro de área, centroavante original (Tadeu). Inclusive Roger tende a render mais com este formato de ataque, pois Tadeu, por ser jogador de área, acaba chamando um ou dois marcadores para si, abrindo mais espaço para a movimentação dos meias e do segundo atacante. Sem contar que, com o ex-centroavante do Juventude em campo, o ataque aéreo do time tende a ser muito mais efetivo, enquanto sem ele, quem mais cabeceia no ataque gremista são os zagueiros que sobem.

A esperança Tricolor é que o time possa apresentar um futebol mais competitivo no decorrer do semestre, mas ao que tudo indica, a tarefa não será possível com este elenco titular. Repito, com algumas alterações que estão por vir a equipe do Grêmio pode ser mais produtiva do que aquilo que vimos ontem. E o possível time titular seria: Victor; Felipe (Paulo Sérgio), Leo, Jean e Hidalgo; Eduardo Costa, Júnior, Julio dos Santos e Roger; Perea e Tadeu. Note que os cinco jogadores grifados são aqueles que ainda não jogaram em 2008. É quase meio time diferente com indiscutivelmente mais qualidade.

Com esta escalação, arrisco dizer que o Grêmio possa, inclusive, jogar de forma que o segundo atacante volte um pouco mais, tabelando com os meias, como um 5º homem do setor, deixando apenas Tadeu mais à frente, quase como se fosse um 4-5-1 sem a bola e um 4-3-3 com ela, dando mais liberdade para Roger se aproximar dos dois atacantes.

Apesar da falta de brilho, é preciso acreditar no trabalho de Mancini na montagem de uma equipe, praticamente do zero e com poucos recursos, mas que o rendimento de ontem assustou a torcida, isso não podemos negar.

Anúncios

Comentários»

1. A lição do Jaciara « Eduardo Trindade online - fevereiro 28, 2008

[…] exemplo vindo do Mato Grosso há duas semanas serve de alerta. O Grêmio Jaciara complicou a vida do Tricolor Gaúcho no jogo de ida e garantiu a primeira viagem d…. A teórica facilidade do time grande perante o pequeno quase virou uma versão moderna de Davi e […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: