jump to navigation

Rafinha ou Gyselle? março 24, 2008

Posted by eduardotrindade in Jornalismo Participativo.
Tags: , , , , , , ,
trackback

Os que acompanham meu blog sabem que sou meio avesso ao Big Brother e, possivelmente, experimentarão a sensação de já terem lido este post, ou algo parecido. Na verdade o que faço aqui é repetir a estratégia do dia 24 de janeiro, onde testo a explosão de audiência de meu blog através dos mecanismos de busca, como o Google, com temas fortemente agendados pela grande mídia e sociedade.

É o caso do Big Brother Brasil 8. É impressionante a forma como este programa segue, em sua oitava edição, batendo recordes de audiência e votação (uma forma de interatividade, ainda que rudimentar). Os mais diferentes tipos de pessoas, das mais variadas classes sociais, querem saber quem será o vencedor do BBB8?

rafinha-e-gy.jpgAlguns apostam que o Rafinha será o ganhador do milhão, que como já falei não é milhão, outros preferem apostar em Gyselle, que já encarou 6 paredões, como a vencedora do programa. Enfim, não estou interessado, de fato, em quem vai ganhar o programa, afinal de contas, minha vida não mudará em nada com isso. O que me interessa é usar este potencial das palavras-chave sobre uma grande agenda no intuito de entender um pouco mais sobre os potenciais da internet como mídia.

Possivelmente, amanhã, à medida que os internautas começarem a procurar tags sobre o BBB8, meu blog, assim como muitos outros que falarem sobre o tema, será mais acessado que nunca. Pra isso basta apenas que eu capriche nas possíveis frases que serão procuradas sobre os últimos dias do programa: Natália tira tudo na Playboy, Rafinha é o vencedor do BBB8 ou Gyselle é a vencedora do BBB8 e leva um milhão de reais, estatísticas BBB8, resultado da votação da grande final do BBB8.

Neste post, como podem perceber acima, volto a trabalhar possíveis tags de procura sobre o BBB8 que me permitam  ser localizado por quem procurar, na rede, informações sobre a final do Big Brother Brasil 8.

Ao analisar os gráficos estatísticos de acessos nos dias de maior busca, verificamos então a possibilidade de podermos falar algo diferente e ser ouvido por uma audiência cada vez mais segmentada. Basta que localizemos aqueles temas que possam gerar audiência e, obviamente, tenhamos conteúdo para sustentar tal audiência em nossos blogs.

Anúncios

Comentários»

1. eduardotrindade - março 25, 2008

Olá Viviane, obrigado pelo comentário. Já que perguntas sobre a pesquisa, é realmente impressionante.
Ontem mesmo, logo depois de escrever o post (foi escrito pouco antes das 7 da noite) o blog já atingiu o pico de audiência desde que comecei a postar com mais freqüência, em 11 de janeiro deste ano. Hoje cedo, verifiquei e o blog já tinha mais de 30 acessos, indicando que o volume de ontem será facilmente ultrapassado hoje durante o dia.
Também sou estudante de comunicação social, Jornalismo, e na verdade estes posts e as estatísticas que eles comprovam, estão sendo utilizados em meu TCC que versa justamente sobre a capacidade da internet de ampliar as possibilidades do chamado jornalismo participativo.

2. V. Britsch - março 25, 2008

I like it!
E a quantas anda sua pesquisa? Cheguei aki procurando estatísticas do BB, fato, mas acabei encontrando algo beem mais interessante!
Faço comunicação e me interesso pelo seu modo de obter respostas.
Gde abraço!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: