jump to navigation

O poder da interatividade maio 2, 2008

Posted by eduardotrindade in Futebol, Jornalismo Participativo.
Tags: , , , , , , ,
trackback

A torcida do Grêmio faz história e pede, em um coro de muitas vozes, o retorno de Mário Jardel ao Tricolor Gaúcho. Um dos motivos do eco ressonante dos torcedores é a interatividade e direito a voz que os meios digitais tem permitido.

O movimento dos torcedores nos forums, chats, comentários, blogs e outras plataformas WEB 2.0, pode até mesmo interferir no curso normal das decisões do futebol do Grêmio. O fato se assemelha às histórias recentes mencionadas por Hugh Hewitt, sobre a influência dos blogs na política Norte-Americana, no livro Blog, Entenda a Revolução que vai mudar seu Mundo.

É possível que a direção Tricolor, apesar do barulho, mantenha-se firme no propósito de não aceitar uma vinda de Jardel no momento para o Grêmio. Mas não há dúvidas que, com quase 90% da torcida demonstrando apoio a uma reintegração do jogador e com ele mesmo se oferecendo a um contrato de risco para mostrar suas condições, o Presidente Odone deveria ao menos pensar na hipótese, por tudo que Mário Jardel representa para o Clube.

É uma história interessante que, provavelmente, não fosse possível há dez anos atrás, quando a voz do público só era ouvida através dos meios tradicionais. Hoje, as mídias tradicionais ampliam o que circula no ciber-espaço e, com isso, o público ganha ainda mais voz para dialogar e não mais aceitar o monólogo hegemônico. Sua voz pode até não interferir em nada, mas ecoa com mais força que antes.

Enquanto isso a torcida gremista, ciente, ou não, deste poder, grita a todos seu desejo de ver Jardel jogando pelo Grêmio novamente. Se Odone e Krieger ouvirão, não sei, mas eu os aconselharia a dar uma conferida no que diz Hugh Hewitt, no livro que menciono acima, sobre o que acontece com quem fecha os ouvidos às massas e seus gritos digitais.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: