jump to navigation

Primeira rodada do Brasileirão 2008 maio 11, 2008

Posted by eduardotrindade in Futebol.
Tags: , , ,
trackback

O Campeonato Brasileiro 2008 teve sua primeira rodada neste final de semana e agitou o Brasil, com confirmações, mas também com derrapadas. Alguns favoritismos deram lugar a surpresas e reforçaram a idéia, da qual sou partidário, de equilíbrio entre os principais clubes da Série A.

Não vejo, hoje, no Brasil, um time que se destaque como sendo aquele a ser batido. A paridade entre os grandes deverá ser, ao que tudo indica, o grande ingrediente desta edição do Brasileirão, diferente do ano passado, quando o São Paulo passeou.

As maiores surpresas foram a vitória do Grêmio sobre o atual campeão, São Paulo, em pleno Morumbi e a derrota do Palmeiras para o Coritiba, no Paraná. Considerando a idéia que coloco acima, de igualdade, toda e qualquer vitória poderá fazer a diferença no final, principalmente para aqueles que almejam uma vaga na Libertadores, ou mesmo o título.

A primeira rodada teve apenas dois empates. O Atlético Mineiro empatou, sem gols, com o Fluminense. Já a Portuguesa empatou em 5 a 5, com o Figueirense, no Canindé, depois de estar vencendo por 5 a 2. Com um total de 10 gols, o jogo é candidato, desde já, a partida com maior número de gols do campeonato. Os times que venceram seus compromissos nesta primeira rodada foram: Grêmio, Coritiba, Cruzeiro, Botafogo, InterFlamengo, Atlético PR e Náutico.

De qualquer forma, em um campeonato longo e por pontos corridos, não é possível afirmar absolutamente nada sobre as possibilidades dos times, antes das 10 primeiras rodadas. Enquanto isso, tudo não passa de especulação.

Anúncios

Comentários»

1. Roger Santos - maio 19, 2008

O início do Campeonato Brasileiro mobiliza milhões de apaixonados por futebol em nosso país e no mundo inteiro. E antes mesmo da bola dar sua primeira volta nos gramados dos estádios, milhares de torcedores conjecturam suas expectativas tanto para os times do coração quanto para os adversários.
O fato é que após a primeira rodada, vitórias, empates e derrotas demonstram indícios sobre o que se pode esperar dos candidatos às vagas superiores e inferiores da tabela. Obviamente, o torneio é longo, e muitos times transitam em gangorras, demonstrando a instabilidade eventual proporcionada pelas suas fragilidades e virtudes, todas dependentes dos fatores que encaixam toda a sua irracionalidade relativa ao momento do jogo em si.
Mas existem também agumas convicções evidentes, apontadas por sistemas táticos e técnicos claros e bem definidos por não mais do que sete clubes: São Paulo, Palmeiras, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro, Internacional e Grêmio.
Estes times, considerando não os resultados das primeiras rodadas, mas a proposta, o mecanismo tático, as peças (jogadores), planejamento e ambições e, principalmente, a postura coesa refletida em campo, com a solidez pecuniar de quem exerce um padrão de jogo, provavelmente estarão entre os dez primeiros lugares, fazendo-se a exceção para aqueles que, surpreendentemente, ruirão por motivos até este momento inimagináveis.
Claro que existem alguns clubes não citados acima que poderão muito bem lutar por posições ao ponto de intrometerem-se nas mais altas posições da tabela. Mas a nálise é do momento. É em função do que já se conhece e do que se espera. Os outros, correm por fora, não diminuídos por todas as qualidades que possuem, mas correm por fora.
Ao que nos resta, basta aguardar e analisar. Surpreender-se, emabsbacar-se. Mas acima de tudo, torcer, de forma apaixonada e sem violência! Acima de tudo, contemplar a magia do futebol!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: