jump to navigation

O Grenal da Sul-Americana agosto 5, 2008

Posted by eduardotrindade in Futebol.
Tags: , , , , , , , , , , , ,
trackback

As declarações do técnico Celso Roth e do presidente Paulo Odone sobre a possível escalção de um time reserva do Grêmio para o Grenal da estréia na Copa Sul-Americana levaram a alguns comentários, na minha humilde opinião, demasiadamente apaixonados no Beira-Rio.

O principal é o de Vitório Píffero, quando diz que o Inter não precisa priorizar um ou outro campeonato. Na verdade, minha leitura, e a de muitos comentaristas também, é a de que a posição do Internacional na tabela do Brasileirão não justificaria, sob hipótese alguma, uma priorização do Campeonato Nacional em detrimento da Sul-Americana. O que, conhecidamente, não é recíproco no Grêmio, que lidera o Brasileiro e, por isso, tem fortes justificativas para preservar os principais jogadores do time titular de um desgaste desnecessário.

Neste caso, o Grêmio estaria, inteligentemente, poupando seus principais jogadores para a principal competição. Afinal o time segue na ponta da tabela e indica ter fortes chances de brigar pelo título do Brasileirão 2008 que, além de ser obviamente mais importante que a Sul-Americana, ainda leva à Libertadores.

De qualquer forma, por incrível que pareça, graças ao grupo montado no decorrer do ano pelo Tricolor, a escalação dos reservas do Grêmio para o Grenal não significaria, necessariamente, maior facilidade para o Internacional, ao contrário do que possa pensar algum torcedor ou dirigente menos informado.

A verdade é que o time chamado reserva do Tricolor, tem nomes absolutamente capazes de enfrentar em pé de igualdade qualquer time titular do Brasileirão, inclusive o Inter, 9º colocado na tabela de classificação e exatos 10 pontos atrás do líder, Grêmio.

Apenas a título de exercício, coloco aqui o que seria a minha escalação reserva para o Tricolor no Grenal do dia 13 de agosto: Marcelo Grohe, Felipe Matione, Jean, Thiego e Helder; Amaral, Makelele, Orteman e Souza; Soares (André Luís) e Reinaldo. Caso o técnico Roth prefira não atuar no esquema 4-4-2, como acima sugerido e sim no 3-5-2, como vem atuando, seria preciso utilizar apenas um dos zagueiros titulares para compor os três da zaga, sacando Makelele ou Amaral da meia cancha.

Cabe notar ainda que, na minha opinião, os jogadores destacados em negrito teriam plenas condições de atuar no time titular (alguns de fato já o fizeram) e só estão no banco pela forma vitoriosa como vem jogando o time atualmente considerado titular. Ou seja, não tem lugar no time atual, por melhor que sejam os reservas. Enfim, alguém arrisca dizer que esta escalação do Grêmio não tem condições de enfrentar o Internacional, 9º colocado, ou qualquer outro time do Brasileirão?

Anúncios

Comentários»

1. Alee - agosto 14, 2008

não não nem acredito no empate 😦 mais o meu ttricolor tá focado no BRASILEIRÃÃO


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: