jump to navigation

Programação em Wide Screen setembro 17, 2008

Posted by eduardotrindade in Jornalismo Participativo.
Tags: , , , , , , , , , , ,
trackback

Quem lê o blog com freqüência sabe que 90% dos meus posts são relacionados esporte, primordialmente futebol. Só fujo da regra quando algo me chama atenção, positiva ou negativamente. Desta vez o assunto não é o futebol, mas tem relação com ele e com tudo que for passível de transmissão televisiva.

O que me surpreendeu negativamente desta vez foi a ausência total e completa de transmissões de futebol em formato Wide Screen nas emissoras de televisão. Na verdade, outros programas também são raros no formato, mesmo na SKY, por exemplo. Salvo, obviamente, alguns filmes que disponibilizam esta opção em canais específicos.

Em outras palavras, o sujeito vai à loja e compra uma TV 16:9, mas quando chega em casa, percebe que os programas em formato Wide Screen ainda são raros. Com esta constatação, compradores deste tipo de aparelho tem duas opções: ou assistem aos programas, inclusive o sagrado futebol, com a imagem estendida (onde mesmo o jogador em melhor forma se assemelhará ao Ronaldo Nazário), ou define a imagem para 4:3 e assiste à programação com duas faixas laterais que “endireitam” a imagem distorcida no formato 16:9, voltando à forma das televisões antigas para poder ver tudo sem distorção.

É parecido com o que ocorre com outro recurso destas televisões de plasma ou LCD, o HDTV. Não adianta o aparelho de TV ser compatível com a tecnologia digital, se as emissoras, com raras exceções, não transmitem nesta modalidade. A diferença é que neste caso a não transmissão é uma questão de sistema e no assunto que trago no post o problema é principalmente a captação feita para 4:3.

Se alguém souber, ou tiver percebido algo diferente do que coloco aqui, agradeço profundamente as correções, afinal a construção coletiva é uma das maiores genialidades da web. O que escrevo neste post vem apenas da constatação direta, sem uma pesquisa formal sobre o tema.

Anúncios

Comentários»

1. Miqueias - novembro 30, 2011

Tem alguma coisa coisas errada atrás disso!
Porque só a RedeTv é 100% HD?
Porque o SBT faz o programa do Richard em HD e o do Silvio Santos não?
Porque a Band só transmite o futebol em HD se jogo não for o mesmo que a Globo estiver transmitindo.
Porque a Globo não transmite em HD o programa de maior audiência da televisão brasileira Jornal Nacional?

Miqueias Tavares
Belo Horizonte

2. Daniela Creuz - dezembro 10, 2008

Olá, quero comprar uma TV LCD com conversor digital integrado, qual modelo você me indicaria? Obrigada

3. Leandro - outubro 28, 2008

Fala meu amigo!!!

Na verdade com o aprimoramento da TV digital isto está mudando.

Possuo uma TV LCD com conversor digital integrado e morando no Rio de Janeiro, já recebo sinal digital de 4 emissoras, GLOBO, REDE TV, BAND e SBT. Boa parte das transmissões da REDE TV são feitas em WIDE SCREEN, a BAND transmite alguns programas em WIDE, dentre eles noticiários, alguns Filmes, novela Água na Boca e futebol, pelo menos quando o jogo é transmitido das capitais onde a TV digital já chegou. A GLOBO e o SBT, são os que mais deixam a desejar, pelo menos no RJ, a GLOBO transmite em HD WIDE a novela A Favorita, alguns filmes, alguns jogos, a Fórmula 1 e A Grande Família. Alguns eventos tiveram suas transmissões em HD WIDE como as olimpíadas, o mundial de futsal e alguns outros.

Espero ter contribuído um pouco!

Abraço,


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: