jump to navigation

O Grêmio da Libertadores 2009 janeiro 6, 2009

Posted by eduardotrindade in Futebol.
Tags: , , , , , , , , , , , ,
trackback

O Grêmio se reapresenta nesta quarta feira com uma manutenção excelente do elenco Vice-Campeão Brasileiro 2008, além de peças novas e de qualidade. Do grupo titular que encerrou o Brasileirão, o time perde apenas o bom volante Rafael Carioca e o zagueiro Jean, além de outras peças, do banco, dispensadas por falta de interesse do clube, como Soares, André Luis, Marcel, Pereira e Paulo Sérgio.

Com a recente contratação de Alex Mineiro, além da proximidade do negócio com o lateral esquerdo Jadilson, o time ainda procura um atacante de qualidade, já que Herrera dificilmente vem, para montar uma base de mais qualidade que em 2008, ainda que haja comentaristas que pensem o contrário.

Isto significa, no meu entendimento, que o Grêmio vem para a Libertadores da América 2009 com aquilo que não teve em 2008: REPOSIÇÃO. O primeiro turno do Brasileirão foi excepcional, contudo, bastou virem as contusões e suspensões do segundo turno que o time perdeu a vantagem desenhada na primeira metade do Campeonato justamente por falta do que usar na ausência dos titulares.

A possível formação Tricolor para 2009 será: Victor, Leo, Réver e Rafael Marques, Fabio Santos (ou Jadilson se vier), Willian Magrão, Tcheco, Souza e Felipe Mattioni (ou Ruy, caso Mattioni vá para a Itália), Reinaldo (ou Herrera ou outro atacante) e Alex Mineiro. Com estes titulares, as reposições mantidas da base titular de 2008 para o ataque e os destaques dos juniores promovidos, o Tricolor Gaúcho tem um bom grupo para enfrentar uma Libertadores em que nenhum time se destaca como aquele que sobra em relação aos outros.

Como reposição nas posições destes possíveis titulares temos: o goleiro Marcelo Grohe; os zagueiros Heverton, William Thiego e Wagner; os alas Ruy pela direita, Helder e Fábio Santos pela esquerda (caso Jadilson venha para a vaga de titular); os volantes/meias Adilson, Orteman, Diogo, Douglas Costa e Maylson; os atacantes Perea, Morales e os juniores Rafael Martins e Roberson além de outros que tem se destacado na Base Tricolor.

Ora, convenhamos, qualquer um que conhece um pouco de futebol sabe que uma equipe que pudesse contar apenas com estes jogadores da reserva do Grêmio, poderia fazer frente à maioria dos times da Série A e, talvez, ficasse, ao final de um campeonato, por exemplo, na zona da Sul Americana. Como no Tricolor eles são apenas as peças de reposição, o torcedor Gremista pode, SIM, acreditar na briga pelo título da Libertadores 2009, tendo por base a equipe titular listada mais acima, com um banco de luxo como o relacionado.

Discordo, portanto, de Leonardo Menegheti, colunista do VS, que escreveu em sua coluna de domingo que o time de Roth precisa de mais qualidade para a disputa da Libertadores. Para mim, ou lhe falta vontade de ver as coisas como elas são, ou sua ideia do que vem a ser um time competitivo está completamente equivocada.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: