jump to navigation

4-4-2 ou 3-5-2? janeiro 25, 2009

Posted by eduardotrindade in Futebol.
Tags: , , , , , , ,
trackback

Este é o dilema do técnico Celso Roth no início da temporada 2009. Mantém o 3-5-2 do ano passado, fragilizando o meio campo, já que o setor acaba ficando com apenas 3, ou muda para o 4-4-2, um pouco mais ofensivo, para dar mais liberdade a Tcheco e Souza encostarem em Alex Mineiro e Jonas ou, em breve, um dos argentinos.

Souza provou que tem que jogar no meio. Nas duas primeiras partidas do ano ele foi o destaque trabalhando justamente no setor que ele mesmo diz ser seu preferido. Tudo bem que ele possa cumprir a função de Ruy, quando este for suspenso ou estiver lesionado, mas é um jogador que rende muito mais como meia.

Tcheco é o capitão e cérebro da equipe, portanto, também não pode sair do setor. Contudo, jogando no 3-5-2, Tcheco retorna demais, preocupado com a marcação e acaba perdendo um pouco de seu poder ofensivo, prejudicado em nome do esquema tático.

Para Willian Magrão, cabe fazer as vezes de primeiro volante, como proteção à zaga. Só que jogando assim, Magrão também não está na sua melhor posição, que é a de segundo volante. Ele tem qualidade suficiente para juntar-se ao ataque, mas no esquema preferido por Roth, o volante fica preso à marcação e raramente se atreve a subir um pouco mais.

Quanto aos laterais, para sair do 3-5-2, seria preciso acertar que quando um sobe o outro junta-se aos defensores. Hoje, estão subindo os dois ao mesmo tempo, porque ficam, pelo menos, os 3 zagueiros e um volante. Entretanto, tenho certeza que tanto Ruy, quanto Fábio Santos ou Jadilson sabem cumprir função de marcador e saberiam atuar como verdadeiros laterais, apoiando e defendendo, um de cada vez, ao invés de alas como prefere o técnico gremista.

Imagino que acabará prevalecendo o bom senso de Celso na opção pelo esquema para a Libertadores 2009. Na minha opinião, o melhor é o 4-4-2, com a seguinte escalação: Victor, Ruy, Leo, Réver e Jadilson, Diogo (Adilson), Willian Magrão, Tcheco e Souza, Alex Mineiro e Herrera (Maxi López). E você torcedor gremista, qual a sua escalação para o Grêmio 2009?

Anúncios

Comentários»

1. E agora Celso Roth? « Eduardo Trindade online - fevereiro 14, 2009

[…] portanto, duas alternativas iniciais para Roth. Ou o treinador volta para o 3-5-2 do ano passado, porém com apenas um volante […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: