jump to navigation

Começa o Brasileirão 2009 maio 9, 2009

Posted by eduardotrindade in Futebol.
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
trackback

Neste sábado começa a corrida por um dos mais parelhos Campeonatos Brasileiros desde a implantação do sistema de pontos corridos em 2003. Vários clubes entram com status de possível campeão. Listo aqui aqueles que eu acredito possam levantar o caneco. Reitero ainda que, na minha opinião, o G4 do Brasileirão 2009 será composto pelos times que aqui apresento. No máximo um intruso não esperado poderá se meter entre estes.

São Paulo – Apesar da curva em declínio que se anuncia para o poderoso SPFC, o time mais vitorioso da década no Brasil se habilita à briga por mais um título do Brasileirão. De qualquer forma, o listo aqui apenas por respeito a sua força, pois, sinceramente, não vejo o SPFC com força para levantar o quarto caneco consecutivo do Campeonato Nacional.

Basta ver que a principal contratação, Washington, chegou fazendo uma penca de gols e, do nada, parou. Além disso, o melhor do time, o volante Hernanes, está jogando deslocado. Por ser habilidoso, está cabendo ao volante a criação das jogadas do time. E, convenhamos, não foi assim que ele foi escolhido o melhor do Campeonato ano passado.

Corinthians – O Timão traz em seu retorno à Série A alguns trunfos importantes para correr atrás do título. Cito aqui o técnico Mano Menezes e o centroavante Ronaldo, além de destacar o fato do time ter sido o Campeão Paulista, invicto, passando por Palmeiras, Santos e SPFC.

Aliás, cabe lembrar que, antes dos três títulos Brasileiros do SPFC, o último clube a erguer o Brasileirão foi o próprio Corinthians, ainda na época da MSI, em 2005, com toda a polêmica que aquele Campeonato envolveu. Agora, com o Gaúcho de Venancio Aires no comando da equipe que tem ainda Ronaldo, o jogador mais brilhante do futebol brasileiro, acho que o Coringão vem para brigar forte pelo caneco.

Flamengo – Após perder a vaga para a Libertadores nas últimas rodadas do Brasileirão 2008, o Flamengo se reforçou, conquistou o Campeonato Carioca 2009 em cima do Botafogo e, para ampliar suas chances, repatriou o Imperador Adriano. Com o acerto, o centroavante, ex-Inter de Milão, recoloca o sorriso em seu rosto e, a exemplo do Fenômeno, pode voltar a ter alegrias jogando. Além disso o Flamengo tem Kléberson em excelente fase e o melhor lateral direito em atuação no país, Leo Moura.

Fluminense – Apesar do péssimo Brasileirão do ano passado, com riscos de rebaixamento até o final, o time buscou, como principais reforços, o atacante Fred e o técnico Tetra Campeão Mundial nos EUA em 94, Carlos Alberto Parreira. Para aumentar as chances no certame, trouxe de volta o meia Thiago Neves e manteve a base do time vice-campeão da Libertadores da América 2008. O maior problema do Flu, está no setor defensivo.

Palmeiras – A exemplo do ano passado, uma equipe forte. O Verdão contratou Keirrison, o grande atacante do Brasileirão passado, e apesar do apagão momentâneo do goleador, o Palmeiras espera que sua presença em campo represente os gols que representou para o Coritiba, ano passado. Diego Souza é outro que, desde que foi repatriado em 2007 pelo Grêmio, tem jogado muito.

Tem ainda Luxa no comando e, apesar de não gostar dele como técnico, não há como negar que é um profissional de chegada, como já o foi em 2008. Ainda assim, por causa de contratações como Marcão, Edmilson e Mozart, vejo o Porco como um dos times que corre por fora.

Grêmio – O Imortal Tricolor, desde seu retorno à Série A, no Brasileirão 2006, tem emendado uma série de desempenhos bastante interessantes, tendo chegado ao vice-campeonato no ano passado, deixando escapar o título nas últimas rodadas. Agora, contudo, sem o pseudo treinador, Celso Roth, no comando, é possível que a equipe volte a vencer, não apenas o primeiro turno como em 2008. O Tricolor, na minha opinião, só não deve brigar pelo título caso leve a Taça Libertadores da América.

Como destaque em relação à 2008, devemos lembrar que o time reforçou o pior setor do ano passado, o ataque, trazendo nomes como Maxi López, Herrera e Alex Mineiro, deu muito mais qualidade às alas com Ruy (ou Joilson) e Fábio Santos (ou Jadilson) e manteve a maior parte da base vice-campeã. Contudo, um dos principais jogadores do time, o meia Souza, pode estar sendo chamado de volta ao PSG da França, justamente pelo destaque obtido com o Grêmio no ano passado e no início deste.

Internacional – Apesar do sucesso da dupla Nilmar e Taison, não creio que o time tenha chegada novamente. Na verdade,  tenho a nítida impressão que o Inter será (como em 2008) a maior decepção do Brasileirão. Não é um time confiável, apesar dos resultados recentes conseguidos com times de 3ª divisão do Brasileiro. Basta lembrar que no ano passado, a equipe também iniciou o Campeonato como favorita ao título e a cada rodada fora de casa mostrava para o Brasil que não era um time confiável.

Lembremos, ainda, que há pouca diferença entre aquele time e o de hoje. Saiu o meia Alex (destaque do campeonato) para a entrada de Taison e entrou o lateral esquerdo Kleber em uma posição carente no clube. No mais, é o mesmo time que insiste com o zagueiro Bolivar na lateral direita. Talvez por isso a equipe de hoje atue “inclinada” para a esquerda, sem alternativas iguais na direita.

E você, acha que esqueci alguém? Façam suas apostas.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: