jump to navigation

O Mundial de 1983 na grande tela maio 25, 2009

Posted by eduardotrindade in Futebol.
Tags: , , , , , , , , , , , , , ,
trackback

Há quase 26 anos o Grêmio conquistava, em Tóquio, o maior título de sua história centenária. Depois de ser Campeão da América o Tricolor venceu também o Mundial Interclubes de 1983, contra o Hamburgo da Alemanha.

Os gols de Renato Portaluppi ficarão para sempre gravados na memória dos torcedores, mas nada melhor que reviver tudo isso com depoimentos dos jogadores da época e com a sempre boa produção de Carlos Gerbase.

No dia 5 de junho estréia, nos cinemas dos shoppings Moinhos e Iguatemi em Porto Alegre, o filme 1983 – O Ano Azul. Por sinal, excelente momento para um lançamento como este. Quem sabe o filme não inspira o atual grupo a façanha similar?

Anúncios

Comentários»

eduardotrindade - maio 26, 2009

Prezado amigo colorado, agradeço o comentário.

Vamos aos esclarecimentos. Primeiro, em nenhum momento no post entrei no mérito que entraste. Apenas divulgo o filme que é sim sobre um jogo muito importante e difícil, apesar do desdém colorado que demonstra todo o recalque enrustido em 23 anos no Beira-Rio, até que igualassem o grande feito em 2006.

Apenas para contribuir com sua grandeza jornalística, o Hamburgo sagrou-se, em 1983, campeão europeu em cima da Juventus. Sabia disso? Mas isso não é tudo. Sabe quem jogava naquela Juventus???

Pô jornalista tem que saber. Te ajudo com alguns nomes daquela Juventus que talvez te ajudem a pensar de forma diferente daquele “desconhecido” Hamburgo: Michel Platini, Zoff, Scirea, Tardelli, Paolo Rossi. Pois é… perderam para o time que na época era BICAMPEÃO ALEMÃO e sagrou-se campeão europeu…

Além, disso, estes sites que vc coloca não relacionam o banco, pois como pode ver no trabalho do link abaixo a identidade dos 3 jogadores do banco não foi confirmada, pois a Globo dizia uma coisa, Gaúcha dizia outra e até hoje só especulações sobre os nomes de quem estaria no banco. Mas de confirmado eram 3 jogadores. O goleiro e mais dois (na época só podiam fazer DUAS substituições).

http://www.gremiocopero.com/wp-content/uploads/2009/01/do_hamburgo_de_1983.pdf

Então, amigo, não diminua a grandeza daquele título com o qual vocês sonharam durante 23 anos, principalmente sem conhecimento de causa.

Abs

Eduardo Trindade

1. Eduardo Trindade - maio 26, 2009

Olá, já inclui seu link na minha lista de blogs.

O meu link para vc colocar no seu blog é:

http://www.eduardotrindade.com.br

2. Carlos Amaral - maio 26, 2009

Jornalista tem que relatar a verdade, os fatos. Grêmio campeão do Mundial em 1983 é um fato.

Entristece-me, porém, que a gigantesca maioria de quem escreve sobre o assunto não relate que à época os times europeus não davam importância nenhuma para esse torneio. Tanto é que no final dos anos 70 a maioria dos clubes europeus não compareciam aos jogos, ou quando o faziam, jogavam sem qualquer preparação, como o Bayern Munique contra o Cruzeiro em 1976, que chegou para a partida no dia do jogo, sem nem ao menos descansar.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Mundial_de_Clubes).

A partida em que o Grêmio sagrou-se campeão, o Hamburgo não levou sequer reservas para o jogo, não podia nem fazer as três substituições. E mesmo assim, o Grêmio não venceu no tempo normal, e logicamente venceu na prorrogação, pois tinha jogares que haviam entrado durante a partida. Pelo menos não houve lesões no time do Hamburgo, senão o Grêmio teria vencido contra 10 jogares ou menos.

De qualquer forma, isso não é culpa do Grêmio. O Grêmio fez a sua parte. E tornou-se campeão de fato e direito.

Mas como todo bom jornalista, não posso deixar passar essa informação. Avançando à análise do jogo, não apenas ao resultado.

Infelizmente quando o Grêmio enfrentou um time completo e disposto a ganhar (Ajax) não conseguiu o mesmo feito que anteriormente lhe fora facilitado pelo adversário.

Os sites abaixo mostram a escalação das equipes. Hamburgo sem reservas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mundial_Interclubes_de_1983#Gr.C3.AAmio_vs.Hamburgo
http://gremio1903.wordpress.com/campeao-do-mundo
http://mundial1983.blogspot.com

3. Wapapper - maio 25, 2009

Estava procurando alguns blogs novos para visitar e aumentar a minha visão sobre futebol e encontrei o seu. Gostei bastante e gostaria de realizar uma parceria por troca de links com o nosso blog. O que acha?

http://http://blogfutebolclube.wordpress.com/

Obs.: peço desculpas caso você não faça esse tipo de parceria.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: