jump to navigation

O plantel do Grêmio para 2010 dezembro 8, 2009

Posted by eduardotrindade in Futebol.
Tags: , , , , , , , , , , , ,
trackback

A diretoria do Grêmio pretendia anunciar as contratações de Hugo, Borges e Leandro no início desta semana, mas a espera por propostas do exterior (no caso de Hugo) e até nacionais (no caso de Borges) podem atrasar um pouco as contratações gremistas. Além disso Leandro disse que pretende ficar no Japão, a menos que tenha uma proposta excelente. Ou seja, não vem para o Tricolor que dificilmente teria condições de fazer uma oferta compatível.

Pretendo aqui analisar o atual plantel, sob a luz do troféu Bola de Prata da revista Placar, procurando identificar as carências do Grêmio para 2010, independente do que pensa Luiz Onofre Meira, com o qual não concordo em algumas “necessidades” que ele aponta para o grupo. Cabe destacar que, pelo levantamento da revista Placar, o Grêmio teve um jogador entre os dez melhores de quase todas as posições, exceto entre os meias.

Para uma melhor análise, projeto uma possível escalação (com reservas ao lado) considerando o que há hoje disponível, contando com a manutenção de Maxi Lopez e a contratação de Hugo (que está mais próxima). O time teria, então: Victor (Marcelo), Mário Fernandes (Joilson), Réver (Rafael Marques), Leo  (Saimon) e Lúcio (Fábio Santos); Willian Magrão (Adilson), Fábio Rochemback (Túlio), Hugo (Maylson) e Souza (Mithyuê); Douglas Costa (Jonas) e Maxi López (Roberson).

Analisando, então, as posições acima, o goleiro Victor dispensa comentários. A dupla titular de zaga, Réver (3º colocado no Bola de Prata) e Leo, com uma boa pré-temporada pode ser novamente uma das melhores defesas do campeonato. A zaga contaria ainda com um reserva de qualidade, Rafael Marques.

Para a lateral direita, Mário Fernandes, ainda que seja um zagueiro adaptado, demonstrou qualidade na função e também ficou em 3º no troféu da Placar. Pode ser mais efetivo que contratações incertas para a posição, sabidamente deficitária no Brasil. Joilson poderia, com uma boa preparação, brigar pela posição ou pelo menos compor o banco com alguma qualidade.

Na esquerda, acredito que Lúcio possa render muito mais e vir a ser o lateral esquerdo titular. Contudo Fábio Santos, 5º colocado na posição no Bola de Prata, promete brigar pela titularidade. O certo é que não é possível que pelo menos um deles não renda o suficiente para garantir qualidade à lateral esquerda.

Na minha opinião, o setor que mais precisa de reforços de qualidade é o meio campo defensivo. Uma contratação neste setor poderia dar mais qualidade na ligação entre a defesa e os meia-atacantes. Apesar de considerar uma missão quase impossível, a especulação que surgiu há pouco mais de uma semana em torno de Tinga seria uma excelente solução para o setor. Dos atuais do elenco, creio que Willian Magrão possa ser aquele com melhor resposta e talvez Rochemback, com uma preparação adequada na pré-temporada, e Adilson seriam boas peças de reposição.

No setor ofensivo do meio campo, apesar de ser o único setor no qual o Grêmio não teve um jogador entre os 10 melhores, o Tricolor apresenta as melhores opções. Hugo e Souza formariam excelente dupla e Silas ainda teria, em caso de suspensão ou lesão de um deles, a opção de recuar Douglas Costa (que tem jogado no ataque). Mas caso prefira manter Douglas no ataque, pode usar Maylson ou a promessa Mithyuê em substituição a um dos meias.

No ataque, Maxi López ficou em 6º no troféu Bola de Prata e já é o titular absoluto da posição mais aguda do ataque gremista. Quem vai ficar com a função de segundo atacante dependerá de como Douglas Costa será aproveitado por Silas. Na minha humilde opinião, o Grêmio poderia jogar, pelo menos em casa, com apenas um volante (Willian Magrão) e três meias (Souza, Hugo e Douglas Costa) se revezando na armação e na marcação ofensiva. Neste caso o ataque seria Jonas (ou Borges) e Maxi. Mas acho que com Souza e Hugo, Douglas deverá mesmo ser usado na frente.

Assim, arrisco afirmar que se o Grêmio de fato trouxer Hugo e Borges, poderia ir em busca de apenas mais um bom volante para montar uma equipe com boas chances em 2010. Na verdade, antes que alguém diga que sou louco porque o time não pegou nem G4 neste Brasileirão, acredito sinceramente que o problema do Tricolor em 2009 foi muito mais uma falta de atitude (por culpa do treinador) quando jogava fora do Olímpico do que falta de qualidade do plantel (exceto em algumas posições).

Anúncios

Comentários»

1. luiz rodrigues - março 9, 2010

março 2010
si Meira realmente se mostrou insatisfeito com o técnico SILAS após o jogo com o Porto Alegre, como torcedor Gremista, me sinto insatisfeito com a FALTA DE HUMILDADE do dirigente em declarar que o time do Gremio que entrou em campo teria que massacrar o adversario (considerado inferiorizado) Aquele presidente do Palmeiras é arrogante, por isso vai tem time mais ta mal. E o Inter com seu Piffero? se não é o tiu Carvalho!
CARVALHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2. brandon - janeiro 13, 2010

O GREMIO FEZ BOAS TRANSFERENCIAS MAS UMA FOI PESSIMA A VENDA DE DOUGLAS COSTA PARA O SHAKTAR DONESK MAS QUEM VIBROU COM ESSA VENDA FORAM OS JOGADORES MITCHIUÊ E ROBSON QUE TERAM CHANCE EM 2010 PARA SAIREM DE UMA VEZ DO BANCO.BRANDON JAGUARÃO RS BRANDONAMARO@HOTMAIL.COM(MSN).

3. jocemar.anjel@gmail. - janeiro 10, 2010

ano passado foi muito bom mesmo so faltou conpetencia nos jogos fora de nossa casa 2010 mandaremos em nossa casa novamente e ganharemos fora e conquistando titulos pra nos tricolores de coração..grande abraço a todos gremistas.?????????

4. Paulo - dezembro 8, 2009

muito bom comentario, seram jogadores para enclementar o que nos ja temos hugo e borges são excelentes jogadores…se concretizar mesmo teremos um time muito vitorioso em 2010, pois em 2009 ja mostramos nossa superioridade dentro do olimpico so falta expor isso fora dele…abraçoss a toda nação tricolor


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: