jump to navigation

Com time misto, outra virada janeiro 28, 2010

Posted by eduardotrindade in Futebol.
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
trackback

O Grêmio conseguiu outra vitória de virada no Campeonato Gaúcho. Foi contra o Santa Cruz, nos Plátanos, por 2 a 1. Tudo bem que era o time misto do técnico Silas e que o meio campo estava completamente desfigurado, composto apenas por reservas. Mas esta foi a quarta vez, em quatro jogos, que o Tricolor saiu perdendo. Algo precisa ser feito, pois com times mais fortes a virada talvez não seja viável.

De qualquer forma, sou daqueles que procura sempre ver o melhor lado de tudo. Creio, portanto, que o jogo de ontem tenha servido para o técnico Silas por vários motivos, que exponho abaixo.

1) A primeira grande constatação (por mim já teria sido feita há mais tempo) é que Lúcio está em muito melhor fase que Fábio Santos. Este último nem apoia, nem defende bem. Enquanto o lateral esquerdo (ex-Hertha Berlin) entra no segundo tempo esquentando as coisas na frente e criando várias possibilidades de ataque pela esquerda. Além disso, não deve muito para Fábio Santos no setor defensivo. Infelizmente, Silas ainda não está convencido disso.

2) Jonas e Borges confirmam que são atacantes de primeira linha e, mesmo em situações adversas como ontem, quando a bola praticamente não chegava até eles por falta de ligação qualificada no meio campo, os dois mantém até o final do jogo a esperança Tricolor de gols. Jonas já tem 4 (um por jogo) e o ex-são paulino 3 gols marcados pelo Campeonato Gaúcho. Difícil será achar lugar no time titular para Leandro.

3) Mário Fernandes apenas confirma o que já se sabia do ano passado. É excelente jogador e pode tanto atuar na lateral, como na zaga. Como é bom apoiador tem tudo para se firmar na lateral direita, posição deficitária no Brasil. Pode, contudo, atuar em sua posição de origem, com a utilização de Souza pela ala direita, conforme Silas já cogitou para poder colocar o meia em campo junto com Hugo e Douglas.

4) Por falar em lateral direito, uma das melhores “descobertas” do jogo de ontem foi Joílson. O jogador esteve fora dos planos e nem participou da pré temporada em Bento. Ontem, contudo, mostrou que pode ser útil no grupo gremista, ainda que como reserva de Mário Fernandes ou Souza. Deve ser reintegrado prontamente.

5) Mithyuê confirmou a habilidade que fez o Grêmio apostar na jovem revelação do Futsal. Entrou no segundo tempo no lugar de Maylson e melhorou a ligação do meio com o ataque. Contudo, acho importante lembrar que Maylson é excelente jogador e que estava jogando fora de posição, pois é segundo volante e jogou de meia armador. Em sua posição de origem, na minha opinião, formaria a dupla de volantes com Willian Magrão no time titular.

Enfim, apesar das mudanças necessárias no setor defensivo para evitar que o time saia perdendo em todos os jogos, vejo o plantel do Grêmio em 2010 com boas chances de engrenar e chegar forte na briga por todos os títulos que disputar.

E, como domingo é dia de Grenal, aproveito para tentar esboçar o time do técnico Silas para o primeiro clássico do ano em duas possibilidades de formação: 3-5-2 ou 4-4-2.

No 3-5-2, a mais provável escalação seria: Victor; Mário Fernandes, Rafael Marques e Maurício; Souza (Joílson), Adilson, Hugo (ou um segundo volante), Douglas e Lúcio; Jonas e Borges.

Já no 4-4-2, minha opção seria: Victor; Mário Fernandes, Rafael Marques, Maurício e Lúcio; Adilson, Maylson (Fernando), Souza e Douglas (Hugo); Jonas e Borges.

E você, torcedor gremista, qual sua sugestão de escalação para o clássico deste domingo?

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: