jump to navigation

Grêmio vence e elimina jogo da volta fevereiro 11, 2010

Posted by eduardotrindade in Futebol.
Tags: , , , , , , , , , ,
trackback

O Tricolor Gaúcho foi até o Mato Grosso para enfrentar o Araguaia, em sua estréia na Copa do Brasil, com o intuito de buscar a classificação antecipada para a segunda fase do torneio. Para tanto, precisava de uma vitória por, pelo menos, dois gols de diferença em Rondonópolis. E assim o fez, voltando para Porto Alegre com um 3 a 1 na mala.

Apesar da vitória, engana-se aquele que pensar que o Grêmio foi um primor de equipe. O time do técnico Silas começou atrás no placar, novamente, depois de Gledson abrir o marcador para os donos da casa, em novo cochilo da zaga Tricolor. É preciso que os senhores Luiz Onofre Meira e Duda Kroeff reponham a vaga deixada por Réver, com urgência, para evitar uma desclassificação precoce na Copa do Brasil. Até mesmo porque Mário Fernandes é melhor lateral que Joílson e, com o garoto pela direita, o Grêmio não tem um parceiro experiente para Rafael Marques na zaga.

Mas assim como o jogo nos serviu para criticar o setor defensivo do time, também serviu como confirmação de algumas peças importantes do elenco Tricolor. Victor dispensa comentários no gol gremista. Borges já é indiscutível e marcou dois na virada. O camisa nove gremista vem cumprindo muito bem, até agora, a difícil missão de substituir o argentino Maxi López e cair nas graças da torcida. Artilheiro do Grêmio na temporada, o centroavante baixinho mostra a que veio e confirma todas as expectativas em torno de sua contratação.

Douglas é outro que qualifica a equipe consideravelmente e, com maior entrosamento, pode fazer com que a saudade de Souza, que ficará parado pelo menos até agosto, seja bem menor. Rochemback, a exemplo do que jogou contra o Novo Hamburgo, também dá sinais de que pode estar voltando a jogar o futebol que o levou à Europa. O volante marcou o segundo do Grêmio com um chute forte, aproveitando bom passe de Douglas.  Além deles, Mithyuê confirmou que pode ser excelente opção de banco. O ex-jogador de Futsal acabou criando a jogada do segundo gol de Borges, terceiro do Tricolor, logo depois de entrar em campo.

Além destas afirmações individuais do elenco, a confirmação da opção pelo 4-4-2 é outra boa notícia para os torcedores que andavam apreensivos com as variações táticas do treinador. Apesar da boa escolha com relação ao esquema, Silas ainda precisa alterar alguns jogadores na equipe principal. A contratação do xerifão para compor a defesa com o deslocamento de Mário definitivamente para a lateral direita é uma das ações a serem tomadas com urgência para minimizar os riscos na Copa do Brasil. Na meia cancha também devem ocorrer mudanças. Vejo, por exemplo, como melhor opção de titulares e reservas para o meio-campo, a seguinte formação: Adilson (Willian Magrão), Rochemback (Maylson), Hugo (Mithyuê) e Douglas (Leandro). Ferdinando, apesar do apoio e insistência do técnico, não está no mesmo patamar destes oito jogadores de meio campo que listo.

Enfim, o fato é que, apesar do Grêmio ter conseguido a classificação antecipada que Vasco e Palmeiras não conseguiram (ambos venceram apenas por um gol de diferença), é preciso melhorar consideravelmente, principalmente na defesa, para continuar sonhando com o título da Copa do Brasil 2010.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: