jump to navigation

Eu já sabia! fevereiro 17, 2010

Posted by eduardotrindade in Futebol.
Tags: , , , , , , , ,
trackback

Em seu blog, no post de hoje, Wianey Carlet alerta que, com a negativa da Conmebol em ceder uma vaga de Libertadores ao campeão da Sul Americana, a CBF pode estar pensando em mandar a Sul Americana às favas, repassando as vagas para clubes da Série B. Tudo porque, sem uma vaga no maior torneio de clubes de futebol das Américas, a segunda competição Sul Americana não desperta interesse dos grandes do futebol brasileiro.

Eu já sabia! Apesar da euforia dos colorados quando, em 2008, conquistaram a Sul Americana, considerada por muitos como a segundona da América, eu sempre alertei que não passava de uma competição caça-níqueis. Em outras palavras, a única vantagem de disputar e conquistar este torneio sempre foi apenas financeira.

Primeiro, porque ninguém se classifica para jogar a Sul Americana. Somente aqueles que não conseguem a classificação à Libertadores da América, são “premiados” com a participação em um torneio inóquo em meio às rodadas decisivas do segundo turno do Brasileirão.

Tanto é verdade que, os clubes brasileiros que entram com times titulares nesta competição são apenas aqueles que já não tem mais chances, nem de buscar vaga para a Libertadores, no Campeonato Brasileiro. Este foi o caso do Inter em 2008. O clube só apostou na Sul Americana depois de perder todas as esperanças de classificação no G4 daquele ano. Acabou ganhando aquilo que ninguém mais quis e encheu o peito para se entitular campeão de tudo.

E agora, José? Como explicar a “grandeza” deste torneio se a CBF de fato passar as vagas da Sul Americana para os times da Série B nacional, como sugere o colunista Wianey Carlet em seu blog?

Anúncios

Comentários»

1. Agora sim vale a pena « Eduardo Trindade online - março 26, 2010

[…] mais uma vez os grandes clubes do futebol brasileiro não dariam a devida importância ao certame. A própria CBF havia informado que estava estudando a ideia de deixar as vagas da Sul Americana para…. Agora a coisa […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: