jump to navigation

Já vai tarde março 11, 2010

Posted by eduardotrindade in Futebol.
Tags: , , , , , , , ,
trackback

A notícia de que a Fiorentina deseja Dunga como treinador após a Copa do Mundo 2010 soa como música para meus ouvidos.

Respeito Dunga por tudo que fez como jogador, afinal de contas, lembro de meus 20 anos e da comemoração de um TETRA que eu (e o Brasil inteiro) esperava desde que comecei a acompanhar Copas do Mundo, em 1982, ainda garoto.

De qualquer forma, sua escolha como técnico da Seleção Brasileira, sem nunca ter treinado time algum, foi, a meu ver, uma estratégia de Ricardo Teixeira para poder mandar e desmandar sem questionamentos por parte do treinador da Seleção.

Dunga era o perfeito marionete que o presidente da CBF precisava para poder dar seus pitacos sem ser questionado. Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, foi escalado para as Olimíadas 2008 por Ricardo Teixeira e, somente depois, confirmado pelo técnico da Canarinho.

Tudo bem que os resultados tem sido satisfatórios, mas não posso atribuí-los a um técnico que insiste com jogadores como Felipe Mello, Gilberto e Josué, por exemplo, deixando de escalar jogadores como Anderson, Lucas e Fábio Aurélio.

Claro que qualquer treinador sempre terá seus favoritos que não seriam escalados por nenhum outro torcedor ou técnico. Mas o que para mim mais depõe contra Dunga é que, além de sua teimosia, não consigo ver na Seleção um esquema claro de jogo. O time joga porque o Brasil tem, de fato, jogadores de qualidade para montar duas seleções e ser campeão e vice com ambas, por exemplo.

A escolha de Dunga para o comando da Seleção (um bom ex-jogador sem experiência alguma como técnico) pode, na minha opinião, ser comparada, salvas as proporções, à colocação de um ex-bancário, sem experiência gerencial, na presidência do Banco Central do Brasil. Claro que os efeitos desta última colocação seriam muito mais funestos para o país, mas isto não invalida a analogia.

Não é justo que vários treinadores experientes tenham sido preteridos simplesmente por caprichos do Sr. Ricardo Teixeira, o eterno presidente da CBF. Assim, independente dos resultados (que viriam da mesma forma), reforço o título do post: Se sair ao final da Copa, Dunga, por sua teimosia e inexperiência, já vai tarde.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: