jump to navigation

A final da Copa do Mundo julho 7, 2010

Posted by eduardotrindade in Futebol.
Tags: , , , , , , , ,
trackback

Infelizmente o Uruguai ficou de fora da final da Copa do Mundo, depois de perder para a Holanda a semifinal por 3 a 2, ontem, no estádio Green Point na linda Cidade do Cabo.

O problema, contudo, não foi a derrota ou o fato de ficar de fora da grande final. O pior de tudo isso é que, mais uma vez nesta Copa, os erros de arbitragem decidiram os rumos do Mundial.

Não fosse a validação do gol irregular de Sneijder (já que Van Persie estava impedido), a valente Celeste Charrúa teria empatado o jogo e, do jeito como pressionou nos minutos finais, a história poderia ter sido bem diferente. O time de Oscar Tabárez, comandado em campo por Diego Forlán, mostrou que tem futebol para estar entre os grandes do mundo.

De qualquer forma, o assistente não viu impedimento. Assim como no jogo do México contra a Argentina quando Tevez estava mais de um metro a frente dos zagueiros mexicanos. Ou no golaço de Lampard contra a Alemanha, que somente o bandeirinha e o juizão não viram.

Enfim, é lamentável vermos os rumos da Copa do Mundo serem definidos por erros de arbitragem que poderiam ser eliminados com um simples monitor ao lado do gramado para que o quarto árbitro pudesse dirimir dúvidas em situações como as tantas que vimos no Mundial da África do Sul.

E agora já podemos afirmar que a Final da Copa do Mundo 2010 foi formada com ajuda da arbitragem e, acima de tudo, da Fifa que resiste ingenuamente aos avanços da tecnologia e sua inestimável potencial ajuda ao esporte.

Hoje teremos a segunda vaga definida. Espero que pelo menos nesta, a arbitragem não interfira. Se bem que, passando a Alemanha, que já foi beneficiada contra a Inglaterra, os rumos desta Copa do Mundo já estarão definitivamente alterados pelos erros de arbitragem.

Imagino que a Fifa deva estar torcendo para a Espanha avançar à final. Afinal, a Fúria é a única das que ainda estão vivas que, até agora, não foi diretamente beneficiada por erros claros de arbitragem.

Espero que até a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, a Fifa reveja seus conceitos e, ao invés de colocar mais dois árbitros como tudo indica (um em cada goleira), resolva disponibilizar um monitor para o quarto árbitro. Tecnologia nos gramados já!

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: