jump to navigation

Cuidado com as falsas estatísticas março 24, 2010

Posted by eduardotrindade in Futebol.
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,
trackback

O Grêmio é o time com melhor aproveitamento em 2010, entre os clubes que disputam os principais campeonatos estaduais do Brasil. Segundo a estatística, o time do técnico Silas tem 83% de aproveitamento nos jogos pelo Gauchão e Copa do Brasil. É um aproveitamento maior que o da sensação do momento (o Santos de Robinho, Neymar e Ganso) que contabiliza 81% de aproveitamento.

É aí que reside o maior perigo. O Grêmio ainda está longe do padrão de futebol apresentado por Robinho e seus companheiros em 2010. O técnico gremista continua insistindo com jogadores protegidos e de baixa qualidade como Ferdinando e William e se recusa a admitir que os garotos da base possam substituir os dois ex-Avaí.

Para qualquer analista de futebol (exceto para Silas) tanto Fernando, quando Willian Magrão teriam muito mais condições de desempenhar com qualidade a primeira função do meio campo gremista. Já falei e repito que, com Ferdinando, o Grêmio não deverá ir muito longe. O jogador é limitado e pode prejudicar profundamente a equipe se não for sacado o quanto antes.

Além do volante, outro ex-Avaí povoa os pesadelos dos torcedores gremistas. William é um jogador de área de pouca habilidade e já mostrou, nas cinco partidas em que substituiu Borges (lesionado), que não tem condições de compor nem mesmo o banco de um time como o Grêmio. A jovem revelação, Mithyuê, tem entrado em seu lugar nos últimos 20 a 30 minutos e jogado muito mais que o pesado camisa 9. Silas, contudo, insiste em não concordar e deverá manter seu protegido até o retorno de Borges.

Exatamente por isso, a notícia de que o Grêmio é a equipe brasileira de melhor aproveitamento na temporada é extremamente perigosa. Pode levar o técnico Silas a acreditar que as coisas estão boas como estão e que ele poderá manter suas proteções e convições, pois os resultados estão vindo.

É preciso que alguém de dentro do clube diga a Silas que com o Inter de 2009 foi assim também. Até o início do Brasileirão o Internacional tinha o melhor aproveitamento no Brasil e mesmo assim não conquistou nada além do estadual. Exatamente o campeonato que distorce a realidade pelo baixo nível da maioria das equipes do interior gaúcho.

É impossível comparar, por exemplo, o aproveitamento do Grêmio (que enfrentou apenas o Inter como time de Série A e perdeu) com o do Santos que já bateu de frente com SPFC, Corinthians, Palmeiras e outros paulistas de qualidade. Cabe lembrar, por exemplo, que o Votoraty (time que deu extremo trabalho ao Tricolor no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil) integra apenas a Série A2 do Paulistão.

Infelizmente, esta é a mais pura realidade.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: